A fé vence o mundo (1Jo. 5:4)

A fé vence o mundo (1Jo. 5:4)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

'' UM SOCORRO PARA ALMA AFLITA ''


                        autor: Raphael Phillippe

"Quando a ansiedade foi grande em meu interior,
tuas consolações animaram minha alma"
Salmo 94:19

Jesus estava na casa de seus amigos, Lázaro, Marta e Maria, na cidade de Betânia. Sempre ele parava ali, para almoçar, descansar e conversar a respeito do assunto que ele mais gostava de falar, de seu reino e os planos de Deus para a vida do homem.
A conversa era boa, o tempo passava rápido. Maria, irmã mais nova da família, sentada ao lado de Jesus, se inebriava, perplexa, com tanta sabedoria e vida que saia da boca de seu mestre Jesus. Era um momento singular recebê-lo em sua casa e aprender de seus ensinos.
Ainda um tanto concentrada no que ouvia, subitamente, ouve a reclamação de sua irmã Marta, que dirigindo-se a Jesus diz: "Senhor, não te importas de que minha irmã tivesse deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe pois que venha ajudar-me" Lucas 10:40 É que enquanto Maria estava assentada e ouvia a palavras de Jesus, Marta, "agitava-se" de um lado para o outro, "ocupada" com os muitos afazeres de casa. Jesus, parando o que estava falando, olhou para Marta e disse com uma voz serena e firme: "Marta! Marta! andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto pouco te é necessário, ou mesmo um só coisa; Maria, pois escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada." Lucas 10:41,42

Agitação, ocupação, preocupação, inquietação, esses têm sido grandes males no século presente. Na era das altas tecnologias e da informática, televisão, telefone, da aviação altamente eficaz, das máquinas cada vez mais robotizadas, antes de trazer mais sossego, paz e tranqüilidade ao homem, têm acrescido a inquietação em seus corações. O homem está cada dia mais inquieto!

As relações humanas estão cada vez mais frias e impessoais. Os capitalistas, materialistas, optam mais pelas máquinas do que por homens, afinal, elas dão mais lucro, e isso tem sido mais importante que pessoas.
A da busca de satisfações nas riquezas pessoais, das conquistas materiais, o homem está cada dia mais infeliz, inquieto, sem paz, sem sossego, sem alegria.

Suas mentes estão muito ocupadas em ganhar muito dinheiro, poder e fama, e se preocupam em guardar-se, proteger-se com muralhas e fortalezas para que os ladrões não os roubem. Triste desse homem.
"Quando a ansiedade me for grande em meu interior…"
A palavra de Deus nos ensina que as preocupações da vida, nos afastam Dele, e podem ser uma armadilha que pode nos levar para a eternidade sem Ele. "Tendes cuidado de vós mesmos, para que numca aconteçado vosso coração ficar CARREGAGOS de libertinagem, de bebedeira e de ANSIEDADE deste mundo,e aquele dia venha sobre vós inesperadamente. Pois há de vir como um laço a todos os que vivem sobre a face da terra. Lucas 21:34,35

O salmista fala de como é bom está firmado em propósitos nobres, quando as inquietações e preocupações chegarem. Ele declara de forma eloqüente e cheio de fé: "Quando a ansiedade foi grande em meu interior, tuas consolações animaram minha alma.'' Salmo 94:19
O antídoto para esse veneno da alma é está confiante que as consolações de Deus nos alegram a alma, nos momentos difíceis da vida.

São três as palavras no hebraico e uma no grego que definem consolações, consolador, sempre indicando os cuidados de Deus para conosco em momentos atribulados. Paráklesis, (Parákleto) no grego, significa um advogado pronto a nos defender de causas impossíveis. I João 2:1 Significa também, alguém chamado ao lado para ficar e ajudar, amparar, fortalecer, erguer e nos levantar de todos os ataques que nossas almas sofrem. Deus é o nosso consolador!

Como diz o salmista: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas horas das tribulações." Salmo 46:1; É ele que transforma nossas tristezas em alegria, "Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria." João 16:20

 Deus está tão perto de nós como estava perto de Marta, mas não o percebemos, pois nosso foco, nossos pensamentos e metas estão direcionados às coisas e atividades, que nos sufocam, nos aprisionam a alma, e nos fazem adoecer mortalmente.

Deus clama ao salmista e também a nós: "Aquieta-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações sou exaltado na terra." Salmo 46:10

 Não, não estamos sós no sofrimento, Deus está conosco nos consolando, através de um braço amigo e uma palavra amiga. Muitas vezes sofrendo conosco: ''Em toda anguntia foi ele angustiado, e o anjo da sua presença o salvou; pelo seu amor e pela sua  remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade." Isaías 63:9 Mas a nossa pergunta é: Se Deus conhece o nosso sofrimento, por que não nos livra, logo? Ele responde: " Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus." II Coríntios 1:3,4

Há um propósito nos sofrimentos: Deus nos consola para que consolemos os que passam por tribulações, dos quais um dia já passamos. Deus usará os teus braços e tuas mãos para amparar os necessitados de consolo.

Jesus é o nosso Consolador, juntamente com o Espírito Santo por todos os dias de nossas vidas: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar tudo o vos tenho dito." João 14:16,26

O amado Deus é o nosso Consolador: "Eu, sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou filho do homem que não passa de erva?" Isaías 51;12

Esta era a oração do apóstolo Paulo: "Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo, e Deus nosso Pai que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e boa palavra." II Tessalonicenses 2:16,17

Deus nos livra de nossos inimigos e nos consola: " Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consola." Salmo 23:4

Deus como nosso consolador amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo quele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. e Jesus disse Eu sou a luz do mundo. quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida

Tome essa decisão hoje e aceite esse Jesus em sua vida. 
                Entre em contato comigo: raphael-phillippe@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário