A fé vence o mundo (1Jo. 5:4)

A fé vence o mundo (1Jo. 5:4)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

'' FALANDO SOBRE DORCA ''

        
                                 
                                                   autor: Raphael Phillippe
Atos 9: 36 ao 46 = “Está faltando Dorcas na igreja”
Introdução: Tabita = nome hebraico – significa corsa / gazela.
Dorcas= nome grego
· Gazela – era ajudadora natural do rebanho; os pastores levavam seus rebanhos onde havia gazela e corsas, pois a corta tinha a sensibilidade de perceber a chegada dos lobos e predadores.

· As corsas ou gazelas tinha facilidade de encontrar bons pastos, assim os pastores sempre contavam com as corsas e gazelas para proteger e guardar seu rebanho.

· Esse nome é bem sugestivo na vida dessa discípula, pois era exatamente o que ela fazia, com a igreja e as viúvas, ela cuidava, ela alimentava e ajudava os pobres, as viúvas, os esquecidos, ela protegia e guardava essas almas.

· Dorcas esta fazendo falta nas igrejas nos tempos atuais!!!
Dorcas = única mulher na bíblia que foi chamada de discípula.
Ser discípulo é as pessoas olharem para você, e enxergarem Jesus em você!!!
Exerceu papel de diaconisa, cuidando dos necessitados e viúvas. (Atos 6).

· Era notável = digno de nota, de registro = no meio dos iguais ela fez a diferença.

· Tinha boas obras = Todos temos obras, mas será que são boas?

1 Co 3: 12 ao 15 “E se alguém sobre este fundamento levantar um edicio de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha, a obra de cada um se manifestará, porque o dia a demonstrara. Pelo fogo será revelada, e o fogo provará qual seja a obra de cada um, se a obra que alguel edificou permanecer esse recebera galardão, se a obra de alguém se queimar, sofrerá perda”. Qual tem sido a sua obra?

· Tinha esmolas = grego “Eleos” Sig = Compaixão, Misericórdia, solidariedade e partilha.

· Ela adoeceu e venho a morrer.

· Ela fica doente e depois morre, mas só lavaram e puseram no cenáculo depois que ela morreu! “Só cuidaram dela depois de morta”.

· Puseram ela no cenáculo = era a igreja no tempo antigo, depois que morreu quiseram trazê-la na igreja.

· Vs 38) Ouvindo os discípulos que Pedro estava ali mandaram chamá-lo, mandaram dois homens. Tem crente que só sabe mandar. Eles mandaram alguém. “Quando você realmente ama alguém, você vai pessoalmente você se doa, se dedica, da tudo de você.

· 39) Levaram a Pedro no cenáculo, Pedro quando entra no cenáculo, lá estava o defunto de Dorcas. Em vez de alegria ele vê tristeza, em vez de festa ele vê choro e gemidos. Havia um defunto na igreja, Dorcas havia partido para o Senhor, choravam por que sentiam falta dela e do que ela fazia. TIPO DO E.P.
Existe vida na igreja por que o Espírito Santo esta aqui entre nós, mas se ele sair, ficamos como Dorcas, mortos vivos. Tem crente que chora de saudades de ser o que era antes, e por que não é mais = Dorcas partiu... o E.S. Perdeu o 1 Lugar.
Pedro viu as viúvas chorando, tem sempre alguém chorando por você!!!
      
     A Historia da Vaquinha
Um Mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu jovem discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre, e resolveu fazer uma breve visita.
Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e das oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem acabamento, casa de madeira e os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas sujas e rasgadas. Aproximou-se do senhor, que parecia ser o pai daquela família, e perguntou: "Neste lugar não há sinais de pontos de comércio, nem de trabalho. Como vocês sobrevivem"?
Calmamente veio a resposta:
"Meu senhor, temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte nós vendemos ou trocamos na cidade mais próxima por outros gêneros de alimentos. Com a outra parte fazemos queijo, coalhada, etc., para o nosso consumo... e assim vamos sobrevivendo".
O Mestre agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, despediu-se e foi embora. No meio do caminho, em tom grave, ordenou ao seu fiel discípulo:
"Pegue a vaquinha, leve-a até o precipício e empurre-a lá para baixo".
Em pânico, o jovem ponderou ao Mestre que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela família. Percebendo o silêncio do Mestre, sentiu-se obrigado a cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo, vendo-a morrer.
Essa cena ficou marcada na memória do jovem durante alguns anos. Certo dia, ele decidiu largar tudo o que aprendera e voltar ao mesmo lugar para contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los.
Quando se aproximava, avistou um sítio muito bonito todo murado, com árvores floridas, carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.
Apertou o passo e ao chegar lá foi recebido por um caseiro simpático, a quem perguntou sobre a família que ali morou há alguns anos.
"Continuam morando aqui", respondeu rapidamente o caseiro.
Surpreso, ele entrou correndo na casa e viu que era efetivamente a mesma família que visitara antes com o Mestre. Depois de elogiar o local, dirigiu-se ao senhor que era o dono da vaquinha que havia morrido:
- "Como o senhor conseguiu melhorar este sítio e ficar tão bem de vida"?
A resposta veio com entusiasmo:
- "Tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que aprender a fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos".
E completou feliz:
- "Assim, conseguimos conquistar o sucesso que seus olhos vêem agora"!
Moral desta história:
Todos nós temos uma “vaquinha”, que nos dá as coisas básicas para sobreviver, mas que nos obriga a conviver com uma cega rotina.
Identifique a sua “vaquinha”. Depois, aproveite este ano e o inicio do novo milênio para empurrar sua “vaquinha” morro abaixo!!!

Elas queriam que Dorcas vivesse para ela continuar fazendo aquilo que elas não faziam. Esta na hora de você, em vez de depender de Dorcas, chegar nela e dizer. “Me ensina a ser como você”.
Pedro fez todos saírem, dobrou o joelho e orou “Gente demais atrapalha”. Chame a pessoa certa!!!.
Ela abriu os olhos e viu a Pedro “Sentou-se – ele estendendo a mão a pos de pé” e mostrou a todos especialmente as viúvas. Você, faz falta para muita gente. Não pare, vidas dependem de você. O importante não é o tamanho da ferramenta, e sim a experiência e intimidade com Deus, da pessoa que a usa.
Dorcas esta fazendo falta nos dias atuais!!!
     Entre em contato comigo: raphael-phillippe@hotmail.com  

Um comentário: