A fé vence o mundo (1Jo. 5:4)

A fé vence o mundo (1Jo. 5:4)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

'' CAUSA PERDIDA? - NÃO, CAUSA GANHA ''


                                                Autor: Raphael phillippe

Texto: (Is. 38:1-6) "Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR. E disse: Ah! SENHOR peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade".

Introdução:

- Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Um dia ele recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal. O próprio Senhor mandou o profeta Isaías dizer que ele morreria (Is 38:1). Entretanto, este homem conseguiu mudar sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa.Vamos aprender a vencer desafios e conquistar as "causas perdidas" com Ezequias:

   Primeiro
EZEQUIAS CREU QUE A ORAÇÃO PODERIA MUDAR AS COISAS

(Is 38:2) "Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR".
- Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que não esperava nada dos homens, mas do Senhor. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.- Às vezes é isto que nos falta para conquistar milagres. Mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, Ezequias creu que poderia com sua atitude convencer o Senhor a mudar de idéia a seu respeito.

- Precisamos crer que a oração não tem limites! (Jo. 14:13) "tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho". (Jo. 16:23-24) "E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra".

   Segundo

EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS

(Is 38:3a) "E disse: Ah! SENHOR peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito".
- O primeiro argumento que ele usa em sua oração é "andei diante de ti em verdade e com coração perfeito. Isso significa que este homem tinha um compromisso com Deus e era sincero.

- Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem hipócrita, que o serve só na aparência. Seu favor é para aqueles que andam na verdade e o amam de todo o coração.- Se queremos obter o favor de Deus, precisamos andar em sinceridade. (Rm. 4:8) "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado". (Fl. 2:15) "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo".

   Terceiro

EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA DE OBEDIENCIA AO SENHOR

(Is 38:3b) "E fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo".
- O segundo motivo que ele apresenta para convencer a Deus é: "fiz o que era reto aos teus olhos". Isso quer dizer que este homem obedecia ao Senhor e andava pela sua Palavra.- Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos. Deus tem aliança com aqueles que fazem o que é reto "aos seus olhos".

- Conhecemos o que é reto aos olhos do Senhor através da Bíblia. (Pv. 21:2-3) "Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações. Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício". (Sl. 106:3) "Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos".

    Quarto

EZEQUIAS BUSCOU O SENHOR COM INTENSIDADE E EXPOS SUAS EMOÇÕES

(Is 38:3c) "E chorou Ezequias muitíssimo".

- O versículo 3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, não reteve suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.- Por isto Deus mandou o profeta Isaías lhe dizer: "Ouvi tua oração e vi tuas lágrimas" (leia o vs. 5) "Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos". Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente nossos sentimentos

.- Há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus. Querem servi-lo apenas no nível da razão, como religiosos. Esses não alcançarão milagres. Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus

.- Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção.

- Precisamos aprender a chorar diante do Senhor, ou seja, humilhar-nos diante d’Ele, buscá-lo intensamente em oração. (Jó. 5:11) "Para pôr aos abatidos num lugar alto; e para que os enlutados se exaltem na salvação". (Mt. 5:4) "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados".

Deus tem salvação pra sua vida.

              entre em contato comigo: raphael-phillippe@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário